. GEOPROCESSAMENTO

Porque? >>
planejamento Travels

Os Sistemas de Informação Geográfica permitem realizar análises integrando dados de diversas fontes e criando bancos de dados georreferenciados.

 

. O que é geoprocessamento?

O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Permite que se associem coordenadas geográficas a informações cartográficas (mapas, cartas topográficas, plantas, imagens de satélites). As ferramentas computacionais para geoprocessamento, chamadas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), permitem realizar análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados georreferenciados.

(baseado no wikipedia)

. Nossa experiência

A Medina Ambiental foi contratada pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, para classificação supervisionada da cobertura de vegetação e uso das terras a partir de imagens de satélite de alta resolução, e para edição de vetores e de hidrografia. Os primeiros trabalhos foram nos biomas Mata Atlântica e Cerrado, em apoio à implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e no Cerrado no âmbito do Projeto GEF MATOPIBA, que fornece subsídios para a priorização de áreas para a conservação e restauração na última fronteira agrícola nacional, no norte do Cerrado.

 

A partir de 2018 ampliamos nossas habilidades em geoprocessamento, realizando análises sobre o mapeamento no âmbito do projeto MATOPIBA, preparando artigos para publicação, entre 2019 e 2020.

 

Veja no mapa.