. CONSERVAÇÃO

Porque? >>
Segurando uma rã

São princípios e técnicas que buscam a utilização racional dos recursos naturais, ou seja, a proteção desses recursos em uma perspectiva de sustentabilidade, que permite seu uso mas garante sua renovação, sem contudo excluir o uso humano de todos os ecossistemas.

 

. O que é conservação ?

Conservação são os princípios e técnicas que buscam a utilização racional dos recursos naturais, ou seja, a proteção desses recursos em uma perspectiva de sustentabilidade, que permite seu uso mas garante sua renovação. A conservação da natureza centra-se na manutenção do bom estado e funcionamento do ambiente natural, incluindo a fauna, a flora, os recursos minerais, a paisagem, os habitats e a biodiversidade, sem excluir o uso humano de todos os ecossistemas. O objetivo fundamental é, em todos os casos, manter os ecossistemas em bom estado de conservação e prevenir ou corrigir os danos que possam sofrer, maximizando assim os serviços ambientais por eles fornecidos.

(baseado no wikipedia)

. Nossa experiência

Dentro do licenciamento ambiental de empreendimentos, Branca contribuiu de maneira significativa nos estudos de Unidades de Conservação e outras áreas de interesse conservacionista, sendo a responsável em aprofundar e ampliar os diagnósticos sobre essas áreas, tendo incluído as áreas prioritárias para conservação e repartição dos benefícios da biodiversidade nesse processo.

Branca Medina participou de planos de manejo de duas Unidades de Conservação, o Parque Estadual dos Três Picos, no RJ, e a RPPN Ave Lavrinha, em MG.

Recentemente participou da revisão do plano de manejo da RPPN, como Coordenadora do Meio Biótico, de Geoprocessamento e de Conservação, tendo coordenado e participado de levantamentos em campo, de oficinas com a equipe local e de diversas reuniões da equipe de coordenação executiva, da qual faz parte.

 

Veja no mapa.